o que é VPN
Fique Seguro

Uma das maneiras mais comuns de usar a Internet sem medo é utilizar o que se chama rede virtual privada, ou VPN. A VPN cria uma rota virtual criptografada entre o seu computador e o servidor

Ponte de ligação

Para que serve uma VPN?

Uma rede desse tipo tem como função ligar dois computadores, via Internet, protegendo as informações trocadas entre eles, graças à encriptação dos dados.

É uma sigla, em inglês, para “Rede Virtual Privada” e que, como o Nome diz, funciona criando uma rede de comunicações entre computadores e outros dispositivos que têm acesso restrito a quem tem as credenciais necessárias.

Em outras palavras, você pode compreender a VPN como uma forma de criar pontes de ligação entre diferentes dispositivos via Internet, mantendo os dados de comunicação trocados entre eles codificados e mais seguros.

Qual é a vantagem de uma VPN?

Uma rede VPN permite a troca de dados de forma mais segura entre os terminais (computadores, celulares, tablets e etc) ligados à ela.

Para se criar uma rede VPN é necessário ter pelo menos dois computadores conectados à internet, além de um programa de gerenciamento de rede VPN instalado em cada máquina. Para enviar os dados, o programa criptografa e encapsula as informações, além de adicionar o número de IP da máquina remetente para que o computador de destino possa identificar quem enviou os dados. 

Por meio do sistema de tunelamento, os dados percorrem o caminho até chegar à máquina receptora que identifica imediatamente as informações de IP que foram enviadas pela máquina remetente. Após isso, o processo inverso é realizado, com a “descriptografação” e armazenamento dos dados no computador de destino.

Inscreva-se

Agora e receba primeiro as novidades